data
-- Hora Certa:
Mulher no rádio: conquistas e desafios - 08 Março dia Internacional da Mulher
08/03/2017 09:39 em Cultura

Comemorar o Dia da Mulher sem lembrar a sua trajetória no rádio seria uma ofensa.

O post de hoje é dedicado exclusivamente às mulheres e sua valorização e presença no universo radiofônico.

Não é novidade que o contexto da mulher na sociedade está sempre em processo de mudanças.

Foram anos de enfrentamento e dificuldades para conquistar o seu lugar ao sol e chegar ao que hoje gera debates sobre a democracia na comunicação.

O rádio teve um percurso repleto de revoluções e adaptações,  falando da importância que o rádio teve para a construção social. As mulheres tiveram grande destaque na popularização do rádio no Brasil, foi com a participação de artistas em programas de auditório transmitidos ao vivo e nas adaptações de textos teatrais, as famosas novelas do rádio, que transformaram anônimas em celebridades. Assim, surgiram vários nomes que marcaram época com suas vozes inconfundíveis, que é o caso de Emilinha Borba (1953), Marlene (1950) e Linda Batista (1937), que são consideradas rainhas e precursoras do Rádio Brasileiro.

A forte presença das mulheres como “cantoras do rádio” contrastava com a fraca participação delas como locutoras, operando sistemas ou em cargos de chefias nas emissoras. No fim dos anos 70 a presença de programas como o Viva Maria buscava a interação com as mulheres e encadeou uma sequência de transmissões com temas voltados para mobilizar as ouvintes contra a violência doméstica e alertar a defesa da qualidade no atendimento à saúde sexual e reprodutiva das mulheres pelas unidades públicas de saúde.

A luta pela representatividade feminina

Hoje, elas lideram equipes, têm suas vozes ecoando aos quatro cantos com ideias e opiniões, porém ocupar esses espaços, ainda é um grande desafio. Com a cultura de convergência, tem se tornado cada vez mais comum uma rádio online ser comandada por uma equipe somente de mulheres, por exemplo, é o caso da Rádio Butterfly que mantém em suas vertentes a voz feminina como característica principal.

Feliz dia Internacional das Mulheres - Rádio Serra FM - Uma Rádio Comunitária de Verdade!

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!