data
-- Hora Certa:
Aniversário de São Gonçalo Beira Rio terá apresentação de cururu, reza e levantamento de mastro nesta quinta
11/01/2018 13:56 em Cultura

Uma apresentação da Associação de Cururu Tradição Cuiabá acontece na noite desta quinta-feira (11), durante a programação de aniversário da comunidade São Gonçalo Beira Rio. A festa, que começou no último domingo (7), conta hoje, ainda, com uma reza de terço e levantamento de mastro, a partir das 19h..

O Cururu é uma dança feita por homens homens, com cantos de desafios que narram fatos bíblicos sobre o santo que está sendo homenageado, neste caso, São Gonçalo de Amarante.

De origem tupi-guarani, o cururu anteriormente era dançada nos templos, e mais tarde foi transportada para o domicílio do festeiro, onde se coloca um altar com o Santo Padroeiro do respectivo culto.

Na apresentação desta noite, quem ainda não conhece a tradição terá essa oportunidade. No cururu, dez ou vinte homens formam uma roda no sentido horário. O pé direito dá um passo, a esquerda encosta atrás. Depois, o direito encosta atrás, e assim por diante. A dança tem como acompanhamento instrumental duas violas de cocho, um ganzá ou cracachá (reco-reco de bambu), garfo e prato de ágata. A cantoria é entoada em duplas. As duas vozes trabalhando seus versos ritmados.

300 anos

Localizada à margem esquerda do Rio Cuiabá, a comunidade de São Gonçalo Beira Rio é conhecida por sua culinária, pelas festas tradicionais e pelo artesanato ceramista. Além disso, também é muito forte no local a religiosidade.

A comunidade é a mais antiga de Cuiabá, e completa 300 anos em 2018. Para Emanuel Pinheiro, prefeito da cidade, esta é uma das festas mais representativas da Capital. “Por isso determinei ao secretario Francisco Vuolo para que não medisse esforços, na realização deste evento tão representativo, tanto para a nossa Capital como para todo Mato Grosso”.

Vuolo também acredita que a festa agrega muito para a cultura e principalmente para o turismo. “Faço questão de prestigiar a reza, o levantamento do mastro e os nossos curueiros. Acredito que durante todos esses dias o local será invado pela população que gosta muito dos atrativos do local e também por aqueles que estão aqui só de passagem”, ressalta.

De acordo com a assessoria da Prefeitura, a festa em homenagem a São Gonçalo do Amarante, na comunidade de São Gonçalo Beira Rio, segue até domingo, 15. Confira a programação:

Quinta-feira - Dia 11 de janeiro

19h – Levantamento de Mastro
20h – Festival de Cururu
 
Sexta-feira - Dia 12 de janeiro


20h – Noite Cultural – Apresentação de Siriri
21h – Dança de São Gonçalo
22h – Noite Cultural 2ª Parte
 
Sábado - Dia 13 de janeiro

9h – Missa Campal em homenagem ao Santo Padroeiro São Gonçalo
10h – Chá com bolo
22h – Grande baile de São Gonçalo – Banda Real Som, Banda Ellus, Embalo SIM e Nova Versão.
 
Domingo - Dia 14 de janeiro

12h -  Almoço Festivo de São Gonçalo
14h – Grande Domingueira Dançante de São Gonçalo com Ivan Allan.
16h- Pagode com Grupo Pura Emoção
18h – Novo Som
20h- Nova Versão
22h – Scort Som
00:00 – Encerramento da Festa de São Gonçalo 2018.
 
Serviço


Festa de São Gonçalo – 300 anos da comunidade de São Gonçalo Beira Rio
Quando: 11 de Janeiro
Onde: Bairro São Gonçalo Beira Rio – Na sede da Associação dos moradores da comunidade
Horário: A partir das 19h com reza e levantamento do Mastro e 20h Festival de Cururu
Entrada Franca

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!