data
-- Hora Certa:
Aumenta o número de notificações.da dengue, chikungunya e Zika.
21/03/2016 08:29 em Saúde

No período de 06 a 12 de março em Cuiabá foram notificados 08 casos de Dengue e 04 de Zika vírus. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (18), pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), da Secretaria de Saúde de Cuiabá, e se referem a moradores da capital.

O Boletim Semanal da dengue, chikungunya e Zika (DCZ) traz os números relativos à 10ª semana epidemiológica e baseia-se nas notificações recebidas no CIEVS.

De acordo com o boletim, este ano já foram notificados 813 casos de dengue, 34 de chikungunya e 251 casos de Zika vírus em gestantes e 2.099 em outras pessoas.

O boletim DCZ traz ainda os bairros com maior número de notificações de dengue, chikungunya e Zika vírus, até o dia 08 de março. Na Regional Norte, o CPA e suas etapas continuam no topo do ranking. No CPA II, nesse período, foram notificados 16 casos de dengue enquanto no CPA III, foram 14; no CPA I foram notificados 10 casos  e CPA IV, 07 casos.  Em relação à chikungunya foi notificado um caso no CPA II e 33 de Zika vírus no CPA IV, 32 no CPA III e 20 no CPA II além de outros 20 no CPA I.

Na Regional Sul, o bairro com maior número de notificações continua sendo  o Pedra 90, com 73 casos de Dengue e 319 de Zika vírus. No Tijucal foram notificados 68 casos de Zika vírus, 24 de dengue e 02 de chikungunya.  O bairro Nova Esperança aparece em terceiro lugar com 44 casos de Zika vírus e 09 de dengue.

Na Regional Leste, o bairro Dom Aquino registrou no período 67 casos de Zika vírus e 28 de dengue. No bairro Jardim Imperial foram 54 casos de Zika vírus, 14 de dengue e um de chikungunya. No Pedregal foram registrados 45 casos de Zika vírus e 33 de dengue e no Renascer, 32 casos de Zika vírus, 04 de dengue e um de chikungunya.

Nesse período foram registrados no bairro Santa Isabel 82 casos de Zika vírus e 34 de dengue. No Centro o total de registros de Zika  aumentou de 39 no último boletim para 47 casos notificados e 05 de dengue. No bairro do Porto foram notificados 36 casos de Zika vírus, 04 de chikungunya e 02 de dengue.

A coordenadora da Vigilância em Zoonoses, Alessandra Carvalho falou  mais uma vez da importância da conscientização da população para a notificação dos casos. “Dessa forma temos um cenário mais real da situação e com isso podemos realizar ações mais efetivas de combate aos possíveis focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti”.

Alessandra fez ainda um balanço positivo das ações realizadas esta semana em unidades da Saúde, pública e privada; escolas; órgãos públicos, hospitais e instituições. “Os agentes de combate a endemias vistoriaram as unidades, orientando gestores e responsáveis, na prevenção e eliminação dos focos do mosquito. Durante as visitas os técnicos apontam os locais considerados como potenciais criadouros para que os gestores possam continuar o trabalho de monitoramento e combate ao Aedes aegypti”, destacou.

Além das ações pontuais relacionadas à mobilização para o combate ao mosquito vetor da dengue, chykungunya e Zika vírus, os agentes de combate a endemias visitaram na 10º Semana Epidemiológica, 15.165 imóveis nas suas ações de rotina. Desse total, 3.697 imoveis receberam algum tipo de tratamento  além de 4.699 depósitos.

 

Confira os detalhes do Boletim da dengue, chikungunya e Zika vírus.

 

fonte: secom/cuiabá

COMENTÁRIOS