data
-- Hora Certa:
Jornalista Pablo Rodrigo foi demitido do jornal Diário de Cuiabá por Publicar matéria do RGA
18/06/2016 19:25 em Politíca

O jornalista Pablo Rodrigo foi demitido sumariamente do jornal Diário de Cuiabá, um dos mais tradicionais de Mato Grosso. A demissão do editor do caderno de Política foi comunicada poucas horas depois dele publicar artigo cobrando pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) em favor de servidores públicos.

A demissão foi comunicada na manhã dessa sexta-feira (17). A alegação da empresa foi quebra de confiança, pois o texto de opinião não teria sido comunicado previamente à direção.

No artigo, Pablo escreve repetidas vezes a frase: Taques, pague o RGA!. Esse tem sido o lema de uma campanha do Fórum Sindical, entidade que congrega 32 sindicatos e associações de servidores que cobram do Estado pagamento de 11,28% de reposição salarial.

A decisão causou fortes reações junto ao Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT), que avalia o assunto. Priscila Mendes, integrante da junta administrativa da entidade, afirma que uma posição institucional deve ser comunicada em breve.

“Mas isso nos preocupa porque houve um ataque à liberdade de expressão num espaço destinado a um texto opinativo, além do abuso do vínculo trabalhista no momento em que um jornalista escreve e defende o direito de outros trabalhadores”, afirma Priscila.

Gustavo Oliveira, diretor do Diário de Cuiabá, nega censura ou interferência política. Afirma, ao site Fato e Notícia, que outros artigos de Pablo já haviam feito críticas mais contundentes ao governo do Estado. “Ele fez um artigo e não me comunicou. Só colocou no sistema depois que eu saí do Jornal e se trata de um cargo de confiança”, justifica.

“Ele (Pablo) já fez vários textos de opinião abordando questões do governo. Em todos, me comunicou, não houve problema e eu autorizei”, completa Gustavo.

Procurado para comentar o assunto, Pablo preferiu não se pronunciar por enquanto. Ele era editor do caderno de Política do Diário desde agosto de 2014 e deixou a empresa no mesmo dia em que foi comunicada a demissão.

Esse é o Poder do Governo Pedro Taques, que paga altos valores pára imprensa matide diz por ai que se falar mal do Governo ele manda demitir.   Cadê o sindicato do Jornalistas para defender esse trabalhador?

Esse comentario é nosso da Redação SERRA FM.   C

fonte: fato e noticia

 

 

Arquivo pessoal.
Arquivo pessoal.

O Diário de Cuiabá já havia publicado artigos de Pablo como “Ideias vermelhas” e “Cá entre nós, Pedro”, em que o jornalista questiona o governador de Mato Grosso. A empresa é conhecida também por atrasar sistematicamente salário de funcionários há mais de uma década.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!