data
-- Hora Certa:
Filme desmonta 'teses' de Bolsonaro sobre preservação ambiental e agricultura
13/05/2019 07:22 em Politíca

Utilizando dados públicos, Fatos Florestais desmente ideias difundidas pelo presidente como que as áreas protegidas e terras indígenas impedem a expansão da agropecuária.

 

Desde a campanha eleitoral, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), vem fazendo afirmações distorcidas sobre a preservação ambiental e a expansão da agricultura no Brasil. Ideias como “o Brasil é o país do mundo que mais preserva” e “áreas protegidas e terras indígenas impedem a expansão da agropecuária” são desmontadas no filme Fatos Florestais, uma parceria entre o Observatório do Clima, a Produtora Imaginária e o cineasta Fernando Meirelles. “Em tempos difíceis de distorções de dados sobre a questão agrária, sentimos urgência em reagir e contribuir com dados científicos. É preciso preservar e utilizar com inteligência os imensos potenciais do Brasil”, explicou a diretora do filme, Gisela Moreau.

Fatos Florestais é apresentado em formato de conversa entre o engenheiro florestal Tasso Azevedo e a atriz Camila Pitanga. Azevedo destaca que a principal mensagem é que não existe oposição entre produção de alimentos e conservação. Como exemplo, ele cita o estado de São Paulo, onde a área agrícola cresceu nas últimas décadas, sem ampliar o desmatamento. “Há uma área imensa de pastos mal aproveitados ou abandonados no país que podem ser usados para mais do que dobrar a nossa produção de alimentos. É preciso usar o território com inteligência e aumentar a produtividade. E nisso nossos agricultores são muito bons”, afirmou.

Entre as mentiras desmontadas está a afirmação de que falta terra para produzir no Brasil. O país tem a terceira maior área de produção do mundo, com 245 milhões de hectares, perdendo apenas para China e Estados Unidos. Mas é o que tem a maior área agrícola por habitante. Tampouco os agricultores brasileiros são responsáveis pela conservação de florestas. Dados reunidos pelo Observatório do Clima mostram que o desmatamento em propriedades agrícolas nos últimos 35 anos foi de 20%, contra 0,5% em áreas protegidas.

O filme também mostra que o Brasil não é o país do mundo com maior área de florestas, nem com a maior proporção de seu território sob florestas. A maior área pertence à Rússia e há 20 países com mais floresta que o Brasil proporcionalmente. O país também não tem a maior proporção de áreas protegidas. Na verdade, está dentro da média mundial, mas tem menos área protegida que a Alemanha e vários países sul-americanos. Além disso, quando se exclui a Amazônia, que abriga apenas 10% da produção agrícola do país, o percentual do território protegido não chega a 5% do total.

Rede Brasil Atual.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!