data
-- Hora Certa:
Horário eleitoral começa amanhã: Procurador Mauro abre programa; Emanuel tem maior tempo
25/08/2016 09:33 em Politíca

 

O primeiro programa eleitoral de Cuiabá no rádio e na TV, no dia 26 de agosto, será aberto pelo Procurador Mauro (PSOL), que tem apenas 15 segundos de programa. Na sequência, vem o programa de Serys Slhessarenko (PRB), seguida por Renato Santtana (REDE), Wilson Santos (PSDB), Emanuel Pinheiro (PMDB) e, para encerrar o primeiro horário eleitoral, Julier Sebastião (PDT). Os programas serão ao meio-dia e 19h30 na TV, e no rádio às 5h da manhã e 11h da manhã. 

Emanuel Pinheiro tem o maior tempo no horário eleitoral gratuito em Cuiabá, com 3 minutos e 44 segundos, seguido por Wilson Santos, com 3 minutos e 12 segundos, e Julier Sebastião, com 1 minuto e 54 segundos. Com menos de 1 minuto cada, a candidata Serys Slhessarenko, com 38 segundos, Procurador Mauro com 15 segundos e Renato Santanna com 14 segundos.

Este ano, os programas terão duração de 10 minutos – ao invés da meia hora de duração das eleições anteriores – e serão apenas para os candidatos a prefeito. Antes, os programas eram intercalados, sendo um dia para a disputa da prefeitura e o dia seguinte para a disputa das câmaras municipais. 

 

Os postulantes às cadeiras de vereadores aparecerão apenas nas inserções que são veiculadas ao longo do dia, durante a programação normal das emissoras. Além disso, os candidatos a prefeitos terão direito a 60% das inserções e os candidatos a vereador ficarão com 40%.

 

O programa de rádio será gerado pela Rádio Gazeta FM, e o de televisão pela TV Centro América, afiliada da Rede Globo. As outras emissoras apenas reproduzem a programação, cuja sequência dos programas vai ser montada pela emissora geradora. A propaganda eleitoral no rádio e na TV tem início no dia 26 de agosto e vai até o dia 29 de setembro.

Na manhã desta quinta-feira (18), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sorteou a ordem dos programas e definiu as emissoras geradores, bem como anunciou os tempos de cada coligação. Estudantes da rede pública tiraram envelopes lacrados com o nome das coligações de uma urna de acrílico transparente.

Coligações e duração

O secretário de Tecnologia da informação do TRE, Ailton Lopes, explicou que a divisão do tempo no horário eleitoral respeita a proporção de deputados federais de cada partido. “São 20 minutos por dia de programa eleitoral, divididos em dois programas de 10 minutos. Quanto à distribuição entre os candidatos, 10% do tempo é dividido de forma igualitária e 90% de acordo com a representação na Câmara Federal”, disse.

Emanuel Pinheiro, detentor do maior tempo do horário eleitoral, tem também a maior coligação: “Um novo prefeito para uma nova Cuiabá”, com 13 partidos. São eles: PMDB , PP , PR, SD , PRP , PROS , PTB , PMB, PTC , PPL, PT do B , PSC e PPL. O peemedebista ficou com 3 minutos e 44 segundos de programa eleitoral.

Wilson Santos concorre pela coligação “Dante de Oliveira”, com 12 partidos: PSDB, PSB, PSD, DEM, PV, PRTB, PSL, PMN, PSDC, PPS, PHS e PEN. Essa aliança rende ao tucano 3 minutos e 12 segundos no programa eleitoral. Julier Sebastião é candidato pela coligação “Cuiabá: futuro e inclusão”, formada pelo PDT, PT e PC do B, o que lhe garante 1 minuto e 54 segundos minutos no horário eleitoral gratuito.

Serys Slhessarenko é candidata da coligação “Cuiabá levada a sério”, formada pelo PRB e PTN. Ela tem 38 segundos no horário eleitoral. Procurador Mauro, candidato com chapa pura pelo PSOL, tem 15 segundos de programa. Por último, Renato Santtana, candidato da REDE, que também não coligou, ficou com 14 segundos. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!