Espetáculo musical recorda jingles populares no Teatro da UFMT
04/12/2019 14:22 em Comunicação

Professores, estudantes, cantores independentes e grupos musicais se unem para relembrar jingles marcantes.

A Faculdade de Comunicação e Artes (FCA), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), convida a comunidade acadêmica e a sociedade mato-grossense para recordar os jingles populares e relembrar histórias marcantes com o espetáculo Ode à Publicidade: Jingles, a alma do negócio, no Teatro Universitário, às 20h, quarta-feira (4), entrada livre. 

 

Para revisitar a história e traçar uma evolução do mercado publicitário no Dia Mundial da Publicidade, o evento se propõe a entreter o público com leveza e humor e está dividido em quatro movimentos: O rádio não se sustenta sozinho; Os famosos e inesquecíveis; O quá, eu sou de Cuiabá! e É Tempo de Natal!

 

 

Dirigido pelo maestro arranjador Abel Santos Anjos Filho, o show conta com a participação especial da cantora Vera Capilé, da Orquestra Cuiabana de Choro e dos grupos musicais Mesa para 6, Cururu Tradição Cuiabana do Coxipó e Arte Cidadã, além de estudantes e professores da FCA.

 

O espetáculo não apenas relembra a história como também é alusivo a datas importantes para a Universidade, como o início das comemorações dos 50 anos da UFMT e dos 30 anos dos cursos de Música e Comunicação, além dos 30 anos do projeto Viola de Cocho do professor Abel Santos. O evento faz parte também da Semana de Comunicação, organizada pelo Diretório Acadêmico de Comunicação Social (DACOS), gestão Plural.

 

Um pouco de história

 

O primeiro jingle do Brasil data de 1932, intitulado “Pão Bragança”, criado por Antônio Gabriel Nássara e Luiz Peixoto, ambos trabalhavam na Rádio Philips, no Rio de Janeiro, no programa que ia ao ar aos domingos com Ademar Casé. A princípio, a música fora criada como propaganda para a Padaria Bragança. Na época, o dono da padaria não queria saber de publicidade, mas preferiu dar uma chance ao radialista para convencê-lo. 

 

Bastou que o anúncio ficasse pronto para que ele logo mudasse de ideia e passasse a financiar a própria propaganda, além de 15 minutos de duração do programa.

 

O sucesso alcançado pelo jingle também se deve à interpretação diferente de vários artistas, como Carmem Miranda, Francisco Alves, Mário Reis, Silvio Caldas e Noel Rosa, que se revezavam semanalmente para cantá-lo. 

 

Midia News

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